Apresentação

Cultura e arte na Matinha dos Pretos

O Projeto Cultura e arte na Matinha dos Pretos realiza ações na sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia desde 2007 com as seguintes atividades: capoeira, samba de roda e maculelê, quadrilha junina, artesanato, futebol, iniciação musical, aulas de cavaquinho e violão, cineclube, fotografia e vídeo documentário, promovendo uma convivência solidária entre os mesmos.
A iniciativa Cultura e arte na Matinha dos Pretos tem suas raizes destro das ações da Associação Cultural Coleirinho da Bahia  que vem promovendo a cultura e o encontro de pessoas desde a década de 70 como a Quadrilha Junina Forró da Alegria, aulas de cavaquinho, rodas de samba e reisados na comunidade da Matinha dos Pretos. Os primeiros contatos com a capoeira e o futebol foi no inicio dos anos 90 com o objetivo de oportunizar o acesso a cultura, esporte e lazer para as crianças e jovens da comunidade.
Atualmente as ações de capoeira, samba, maculelê, artesanato, iniciação musical e rodas de leitura, em parceria com a Escola de Capoeira Universo Cultural estão lincadas, com o objetivo de fortalecer a identidade através das ações artísticas e culturais desenvolvidas na Associação Cultural Coleirinho da Bahia para a preservação das tradições culturais da comunidade e o desenvolvimento de novas habilidades entre crianças, jovens e adultos.
A iniciativa Cultura e arte na Matinha dos Pretos foi criada para permitir a todas as gerações da comunidade da Matinha dos Pretos o contato com artistas e mestres de diferentes gerações e estilos, um espaço onde a convivência com a música, a literatura e as culturas do corpo aconteçam com fluência para possibilitar às crianças, jovens e adultos o desenvolvimento de sensibilidades estéticas através de atividades artístico-culturais que permitem uma compreensão maior das realidades históricas, econômicas, sociais e culturais vivenciadas pela comunidade.

A iniciativa Cultura e Arte na Matinha dos Pretos foi inscrita no EDITAL PRÊMIO AGENTE JOVEM DE CULTURA: DIÁLOGOS E AÇÕES INTERCULTURAIS, sendo premiada pretende proporcionar melhores condições para a aquisição, sistematização e produção de conhecimentos artístico-culturais de modo a fortalecer as tradições da comunidade e abrir novos horizontes para a comunidade quilombola Matinha dos Pretos.
Com a realização do Projeto Cultura e Arte na Matinha dos Pretos a Associação pretende descobrir os talentos e difundir os jovens artistas da matinha, sondando o que eles já sabem sobre a história e cultura da Matinha e despertar o desejo de viajar em e gozar de novos conhecimentos, através de atividades de leitura, escrita, declamações, pesquisa, analise e interpretação, exposição de idéias, produções literárias e composições.
Impactos Sociais

A iniciativa Cultura e arte na Matinha dos Pretos permite uma maior aproximação da comunidade com suas origens negra e quilombola, fortalecendo a cultura e suas tradições através de pesquisas com os mais velhos, resgatando e refletindo sobre a memória individual, coletiva e sócio-cultural da Matinha.
A participação das crianças, jovens e adultos nas atividades de samba, capoeira, quadrilha Junina promove uma interação sadia entre as gerações, levantando a auto-estima dos jovens e adultos, através da valorização e visibilidade dos artistas negros da Matinha dos Pretos de Feira de Santana.
Melhor qualidade de vida

As ações culturais promovem momentos de lazer e bem estar com ações afirmativas que levantam a auto-estima dos mais velhos, que são guardiões dos saberes tradicionais medicinais de toda a comunidade.
Nas aulas e rodas de capoeira os alunos aprendem a conviver com as diferenças e lidar com a resolução de conflitos, promovendo a convivência solidária e a cultura de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário